fevereiro 16, 2011

Mobilidade Elétrica: Corredor Porto-Vigo


:: Mobilidade Elétrica: Corredor Porto-Vigo ::

Programa luso-galego cria rede de postos de abastecimento para carros elétricos. Orçamento do projeto é de €1,8 milhões.

O CEIIA - Centro para a Excelência e inovação da Indústria Automóvel e o seu homólogo galego CTAG (Centro Tecnológico de Automocion de Galicia) apresentaram esta manhã no TecMaia o projeto conjunto "MOBI2Grid: Corredor de Mobilidade Eléctrica Porto/Vigo". A iniciativa, dizem os promotores, visa posicionar a Euro-Região Norte /Galiza "como pioneira na adoção da mobilidade elétrica . A operação conta com uma dotação orçamental de €1,8 milhões até 2012.

Mas o que representa o MOBI2GRID ? O programa, diz o CEIIA, "aprofunda iniciativas conjuntas anteriores no, âmbito da mobilidade elétrica e desenvolve um sistema interpretável entre as duas regiões".

A parceria incluiu a criação de pontos de carregamento no corredor Porto-Vigo, que funcionarão como laboratórios de demonstração e teste. Além disso, desenvolverá um sistema de telediagnóstico do veículo e a análise da sua interação com o utilizador e com a infra-estrutura de carregamento. Isto é, o programa desenvolverá protótipos e experiências piloto no corredor de mobilidade e surge como um exemplo virtuoso de cooperação Norte-Galiza em Investigação & Desenvolvimento em áreas como as energias renováveis ou telediagnóstico do veículo elétrico.

Repartição de tarefas

Na repartição de tarefas, o CEIIA ficará focado na infra-estrutura de carregamento e no modelo de gestão da rede. Ao CTAG trabalhará a componente associada às barreiras técnicas e sociais, através da conceção do sistema de monitorização, recolha e tratamento de dados e a interacção do carro eléctrico com o utilizador
Na apresentação os promotores, enfatizaram que a iniciativa transfronteiriça "pretende criar um ambiente de inovação que envolva diferentes entidades regionais, empresas e universidades com o objectivo de gerar e atrair novos investimentos associados ao desenvolvimento, fabrico e teste de sistemas e soluções de mobilidade eléctrica".

O Projecto MOBI2GRID está alinhado com as prioridades em matéria de transportes da União Europeia e do programa de cooperação transfronteiriço Portugal/Espanha.Será constituído um observatório para a mobilidade elétrica da Euro-Região Norte/Galiza.

Fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário