fevereiro 09, 2011

Efacec: Central CPV prevista para final do ano


:: Efacec: Central CPV prevista para final do ano ::

Na sequência dos pedidos de informação prévia (PIP) licenciados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia no início de 2010, a Efacec conta ter a central de fotovoltaico de concentração (CPV) a funcionar ainda este ano. Já a outra central de demonstração aprovada, com tecnologia de solar térmico concentrado (CSP), provavelmente apenas estará em funcionamento no primeiro trimestre de 2012.

«Neste momento estamos a ultimar a engenharia básica, de forma a entregar à DGEG toda essa documentação», adiantou ao Ambiente Online Pedro Domingues, director na Efacec, à margem do seminário “O Sector das Energias Renováveis em Portugal e França”, promovido na terça-feira pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa. O responsável acrescentou que, em termos de construção, a central CPV é bastante mais simples do que a CSP, através da tecnologia de torre solar, o que justifica as diferentes datas de arranque.

A DGEG seleccionou, em Março de 2010, 15 projectos de demonstração para ligação à rede. Além da Efacec, que concorreu à licença de CPV no consórcio Luz.On, também foram seleccionados os projectos de fotovoltaico concentrado da SAPEC, Tecneira, Reciclamas e Glintt. Já para no caso do CSP, as restantes licenças provisórias atribuídas foram para a Ramada, Hyperion Energy, Self Energy, Bragalux e o consórcio Abengoa/Fomentinvest.

Fonte: Ambiente Online

Sem comentários:

Enviar um comentário