fevereiro 05, 2011

The Energy Report: Renewable Energy by 2050


:: The Energy Report: Renewable Energy by 2050 ::

.:: 2050: o mundo poderá ser sustentadamente alimentado por energias renováveis ::.

Se as economias mundiais mantiverem o grau de dependência actual dos combustíveis fósseis, a humanidade enfrentará um futuro de ansiedade relativamente aos custos da energia, segurança e impactos das alterações climáticas. Com este relatório, a WWF teça um cenário alternativo - muito mais promissor e inteiramente atingível. O objectivo é que se consiga atingir uma redução de pelo menos 80 por cento até 2050, a fim de evitar perigosas alterações climáticas resultantes do aumento da temperatura média global (que se localiza já acima de 2 ° C).

No Relatório Energia 2011, da WWF em parceria com a Ecofys e AMO, o cenário apresentado é um caminho possível para um sistema energético global sustentável. Tem uma abordagem integrada no que respeita a todos os aspectos relacionados com o uso da energia a nível mundial, e cada meio de abastecer esta energia. Faz isto do ponto de vista das actividades actuais e físicas que fazem uso de energia: os processos industriais, automóveis e edifícios.

De acordo com este novo Cenário de Energia global:
  • É necessário percorrer um caminho ambicioso, mas fazível, em todos os sectores; é possível desenvolver um sistema de energia onde, em 2050, 95% das fontes são de origem renovável.
  • Este sistema usará apenas uma fracção das fontes renováveis de energia, fazendo deste sistema um cenário robusto.
  • É possível movermo-nos na direcção de um futuro que pode desenvolver e sustentar estilos de vida confortáveis, embora as nossas vidas pareçam diferentes.
  • A eficiência energética é um requisito chave para se satisfazer as necessidades energéticas através de fontes renováveis,
  • A electricidade é a forma de energia mais prontamente disponível para oferecer energia de fontes renováveis, pelo que a electrificação é um processo chave.
  • Toda a bio-energia necessária, primordialmente para satisfazer as necessidades por combustível e calor, pode ser produzida de formas mais sustentáveis, se se garantir que as práticas de gestão e políticas necessárias são implementadas.
  • O Cenário de Energia apresentado terá inúmeras vantagens económicas comparado como cenário actual, uma vez que os gastos iniciais serão mais que compensados por poupanças energéticas em anos posteriores.


.:: Em Portugal ::.

Portugal tem já um caminho percorrido nessa direcção: uma elevada percentagem da energia que consumimos é renovável e é estratégico o investimento no desenvolvimento destas fontes de energia (como a energia das ondas).

Investimentos estes que o país tem de manter para atingir o Cenário da Energia Limpa em 2050.

Apesar do caminho trilhado ser positivo, a WWF acredita que Portugal enfrentará ainda grandes desafios para atingir este cenário. Existe um longo caminho a percorrer ao nível:
  • de melhoria da eficiência energética ,
  • agrícola e industrial (produção de produtos) e
  • em edifícios.

Existem ainda questões que merecem ser olhadas noutra perspectiva:
  • o transporte – há a necessidade de desenvolver e melhorar o transporte público, bem como promover a sua utilização;
  • planeamento e ordenamento do território - deverá considerar-se a minimização da necessidade e do tempo de deslocação, por forma a reduzir os consumos em energia e as emissões de gases de efeito de estufa resultantes.

Fonte: WWF


.:: Links ::.

:: Renewable Energy by 2050: The Energy Report ::
:: WWF: The Energy Report 100% Renewable Energy by 2050 ::
:: WWF: Versão Português ::

Sem comentários:

Enviar um comentário