março 06, 2011

Seminário PPEC - Avaliação de Resultados e Perspectivas Futuras


:: Seminário PPEC - Avaliação de Resultados e Perspectivas Futuras ::

A ERSE realizou no dia 11 de Fevereiro de 2011, no Centro Cultural de Belém, o Seminário "Avaliação de Resultados e Perspectivas Futuras" que visou divulgar os resultados do PPEC 2007 e discutir as perspectivas futuras sobre a promoção da eficiência no consumo de energia eléctrica.

Foram apresentados pela ERSE os resultados finais da primeira edição do PPEC, cuja implementação terminou em Abril de 2010, nomeadamente as acções implementadas, o seu custo e os benefícios alcançados, e relatadas pelos promotores algumas das medidas do PPEC 2007.
Em termos globais os objectivos que o PPEC pretendia atingir foram atingidos com sucesso, sendo mesmo largamente ultrapassados: foi possível duplicar as poupanças previstas e as emissões de CO2 evitadas, a um custo inferior ao previsto em cerca de 7%.
A totalidade das medidas permite evitar, até 2023, o consumo de 770 GWh de energia eléctrica, o que corresponde ao consumo anual de cerca de 257 mil famílias, e 285 mil toneladas de CO2 evitadas, o que equivale às emitidas por cerca de 127 mil automóveis em circulação durante um ano.
Assim, esta primeira edição permitiu obter benefícios de 74 milhões de euros, sete vezes superiores aos 10 milhões de euros investidos.

O seminário teve também como objectivo promover o debate sobre as perspectivas futuras para a promoção da eficiência no consumo da energia eléctrica, contando com um painel com as participações da DECO, da CIP, da Quercus e da Universidade de Coimbra.

Numa altura em que o PPEC vai já na sua quarta edição, com o lançamento do PPEC 2011-2012, a ERSE organizou ainda uma exposição na qual 15 promotores apresentaram conteúdos e materiais de algumas medidas de promoção da eficiência no consumo de energia implementadas ao longo das várias edições do programa.

:: Consulte o documento de avaliação dos resultados: PPEC 2007 – Balanço e Resultados ::

Fonte: ERSE

Sem comentários:

Enviar um comentário