março 06, 2011

Primeiro edifício de alta eficiência energética: Nova ESAN: máquina energética para navegar no futuro


:: Primeiro edifício de alta eficiência energética ::

.:: Nova ESAN: máquina energética para navegar no futuro ::.

Vai nascer na Quinta do Comandante, em Oliveira de Azeméis, pela mão da Universidade de Aveiro e da Câmara Municipal, o primeiro edifício público de alta eficiência energética e baixo impacte em Portugal. Trata-se do projecto Parque do Cercal – Campus para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo Qualificado que inclui as novas instalações da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e será uma referência em termos de eficiência energética e sustentabilidade.

«Este novo edifício Parque do Cercal – Campus para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo Qualificado é uma máquina energética concebida para navegar ao longo dos anos numa relação calculada e equilibrada entre qualidade ambiental e consumo», caracteriza a memória descritiva do projecto. Desde o início da concepção do projecto que a arquitectura do edifício obedeceu a princípios de sustentabilidade e, em particular, de eficiência energética, buscando um eficaz equilíbrio entre o aproveitamento da luz solar e as aberturas no sentido de manter constante a temperatura do interior. Logo, na implantação, procurou preservar, tanto quanto possível, as manchas de folhosas autóctones (carvalhos e sobreiros, por exemplo).

Para além da novidade na lógica de concepção, ainda mais invulgar é a solução adoptada para climatização do edifício, fazendo uso da energia geotérmica – uma das fontes possíveis de energia renovável -, princípio também a aplicar, embora de forma diferente, nos futuros edifícios da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) e no Complexo de Interdisciplinar de Ciências Físicas Aplicadas à Nanotecnologia e à Oceanografia, no campus da Universidade de Aveiro. A temperatura do solo ajuda a regular a temperatura do edifício, ou seja, aquece ou arrefece (consoante a temperatura exterior) a água que corre nas tubagens existentes nas perfurações a 120 metros de profundidade e que estão ligadas ao sistema de climatização do edifício. A metodologia e tecnologia a utilizar são inéditas em Portugal, apesar de sobejamente utilizadas nos países do norte da Europa.

O projecto Parque do Cercal – Campus para a Inovação, Competitividade e Empreendedorismo Qualificado inclui as novas instalações da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro Norte (ESAN) e um conjunto de iniciativas de apoio e articulação com o tecido económico da região. A obra será financiada pelo «ON.2 – O Novo Norte» (Programa Operacional Regional do Norte) e, em breve, será lançado o concurso público para realização da empreitada.

O edifício foi concebido por uma equipa composta pela Estrutura de Projecto de Arquitectura e Desenvolvimento Físico da Universidade de Aveiro e por um conjunto de técnicos especialistas em eficiência energética – contribuindo para a investigação de ponta da UA. A obra constitui em si mesmo um modelo de intervenção, no qual se opta pela optimização da qualidade ambiental e higrotérmica (temperatura e humidade relativa) com um consumo muito baixo de recursos materiais e energéticos, pela redução das emissões de águas residuais, energia e gases, e pela minimização do impacto sobre a saúde humana, os recursos naturais, as alterações climáticas e a qualidade dos ecossistemas, projectando deste modo, todo o ciclo de vida do edifício.

Este projecto pretende constituir-se também uma referência no âmbito das áreas de Acolhimento Empresarial e Inovação, com as valências de: ensino e formação; investigação e desenvolvimento tecnológico; apoio à incubação de novas empresas; estímulo ao empreendedorismo; promoção do emprego qualificado; apoio activo ao tecido económico local e regional. Cerca de 2.700 m2 serão de área útil, no qual se incluem cerca de 600 m2 de laboratórios, 500 m2 de oficinas, um auditório de 200 m2 e vários espaços para formação e reuniões. Está ainda prevista a construção de um novo acesso e de estacionamento.

Fonte: UA

Sem comentários:

Enviar um comentário