julho 05, 2011

LNEG: EERA – European Energy Research Alliance


:: LNEG: EERA – European Energy Research Alliance ::

.:: LNEG | 18 de Julho | Campus de Alfragide ::.

O LNEG organiza, no próximo dia 18 de Julho, pelas 10:00, no Auditório Carlos Ribeiro, no Campus de Alfragide, e em colaboração com o ENERGYIN, uma Sessão de Trabalho dedicada à EERA – European Energy Research Alliance.

Esta Sessão de Trabalho visa, primordialmente, apresentar à comunidade científica e à indústria a European Energy Research Alliance.

Esta aliança teve o seu embrião no desafio feito pela DG Research para que 10 Instituições de Investigação Europeias se juntassem com o principal objectivo de acelerar o desenvolvimento das novas tecnologias energéticas através da criação e implementação de Programas de Investigação Conjuntos de apoio ao Plano Estratégico de Tecnologias Energéticas (SETPlan).

Visava-se então juntar e integrar actividades e recursos, combinando fontes de financiamento nacionais e Comunitárias, maximizando complementaridades e sinergias. Em suma, lutar contar a fragmentação da investigação nesta área do conhecimento.

O LNEG teve, e tem, uma participação muito activa e relevante, não só na criação da EERA, como co-fundador, mas também através da participação activa na quase totalidade dos Joint Programmes entretanto criados.

A Aliança, considerada um dos pilares do SET-PLAN, é coordenada por um Comité Executivo constituído por Laboratórios de Estado (um por país) que se organizou e criou regras internas de funcionamento e um mecanismo de colaboração nas áreas onde se tem vindo a identificar maior massa crítica, os Joint Programmes.

Estes programas conjuntos, que são inclusivos dentro das regras definidas no âmbito da EERA, já envolvem em colaboração mais de 1000 Investigadores Europeus/ano. A EERA espera assim estar a criar massa crítica e credibilidade para se candidatar a fundos comunitários futuros.

Os representantes de cada país têm por sua vez a obrigação de transmitir este espírito de colaboração aos seus países, trazendo essa mais valia para dentro da EERA.

É com este espírito que gostaríamos de Vos apresentar a EERA, a forma de participar nos Programas Conjuntos, bem como fazer um ponto de situação dos Programas lançados.

Aproveitando este espírito e a necessidade de diálogo entre a investigação e as iniciativas da indústria, desafiamos-vos a estarem presentes nesta sessão de trabalho, no próximo dia 18 de Julho, em Alfragide.

Teresa Ponce de Leão
Presidente do LNEG

Consulte Aqui: Programa da Sessão

Consulte Aqui: Ficha de Inscrição

Fonte: LNEG

Sem comentários:

Enviar um comentário