abril 09, 2011

Eficiência energética é uma realidade para muitos portugueses


:: Energyprofiler ::

.:: Eficiência energética é uma realidade para muitos portugueses ::.

Inquérito levado a cabo pela Energyprofiler revela que a maioria dos portugueses têm um conhecimento conhecimento “médio-alto” sobre o uso eficiente de energia e uma atitude “muito positiva” face à conservação de energia.

O questionário nacional teve o apoio da ADENE e foi efectuado a mais de 1000 agregados familiares, a partir de Janeiro de 2010.

A larga maioria dos portugueses, 87%, afirmam que as “razões económicas” é aquilo que os leva a poupar no uso de energia, contudo, 57% destacam também “razões ambientais.” Metade dos inquiridos acreditam que já fazem tudo o que podem para poupar energia.

No inquérito conclui-se que a maioria conhece as várias formas de poupar energia. “62% indicou que habitualmente ‘desliga as luzes quando não está ninguém’. Outros comportamentos referidos são ‘desligar equipamentos sem ser em stand by’ (44%) e ‘uso de lâmpadas eficientes’ (34%)”, é referido no estudo.

No que toca a grupos, neste estudo é revelado que o público-alvo com maior necessidade de ultrapassar as barreiras à poupança energética são os homens jovens até 25 anos e são, também, aqueles que demonstram estar menos sensibilizados em relação à poupança energética. As mulheres de todas as regiões estão mais sensíveis a esta questão.

A comunicação social (50%) e a internet (31%) são identificadas como as principais fontes de informação pelos inquiridos.

Link: Estudo - Energyprofiler

Fonte: Indústria e Ambiente

Sem comentários:

Enviar um comentário