abril 09, 2011

Conferência "Mercados emergentes : caminhos e destinos para o ambiente e energia"


:: 11ª Grande Conferência do Jornal Água&Ambiente ::

.:: Conferência "Mercados emergentes : caminhos e destinos para o ambiente e energia" ::.

11ª Grande Conferência do Jornal Água&Ambiente, com o tema "Mercados emergentes : caminhos e destinos para o ambiente e energia", realiza-se no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Data e hora: 18 de Maio de 2011, com início às 09:00

Contactos:

Tel.: +351 21 880 61 36
conferencias@about.pt

Mais informações em www.conferenciaaguaeambiente.about.pt.

Fonte: RE. NEW. ABLE.

Encontro "Energia para as Cidades do Futuro"


:: AdEPorto organiza encontro ‘Energia para as Cidades do Futuro’ ::

.:: Consórcio do Intelligent Energy Europe ::.

No dia 11 de Abril, a AdEPorto organiza o encontro final do consórcio do Intelligent Energy Europe dedicado à temática ‘Energia para as Cidades do Futuro’. Os trabalhos terão lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e contarão com a presença de representantes de várias cidades, entre elas, as pertencentes ao consórcio no qual a AdEPorto foi criada: Bordéus, Latina, Múrcia e Riga.

Estão previstas intervenções para além do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, do Presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Porto, Eduardo de Oliveira Fernandes, de Norela Constantinescu da Direcção-Geral de Energia da Comissão Europeia, de Damien Cocard da Executive Agency for Competitiveness and Innovation (EACI), de Mário Rui Silva da Comissão Directiva do ON.2 e de Cristina Daniel da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente – Rede Nacional, para além das exposições de cada uma das cidades/comunidades do consórcio presentes.

Será ainda apresentado o Plano de Acção para a Energia Sustentável do Porto elaborado pela AdEPorto para o Município no âmbito do Pacto dos Autarcas subscrito em 2009. O encontro terá lugar no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett a partir das 09:30 e o encerramento dos trabalhos está programado para as 18:00

Consulte aqui o programa.

A participação é gratuita, no entanto, limitada à lotação da sala, pelo que solicitamos que efectue a sua inscrição através do email: geral@adeporto.eu ou do telefone 22 201 28 93.

Fonte: AdEPorto

EUROPE 2020 initiative - Energy Efficiency Plan 2011


:: COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU ::

.:: Plano de Eficiência Energética de 2011 ::.

A eficiência energética está no cerne da Estratégia «Europa 2020» para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo[1] e da transição para uma economia eficiente em termos de recursos. A eficiência energética[2] é uma das formas mais eficazes em termos de custos para melhorar a segurança do aprovisionamento energético e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e outros poluentes. Em muitos aspectos, a eficiência energética pode ser encarada como o maior recurso energético da Europa[3]. Foi por esta razão que a União se fixou um objectivo para 2020 de reduzir de 20% o seu consumo de energia primária em comparação com as projecções[4], e que esse objectivo foi identificado na Comunicação da Comissão «Energia 2020»[5] como etapa fundamental para a consecução dos nossos objectivos a longo prazo em matéria de energia e clima.

Foram tomadas importantes medidas para atingir esse objectivo - nomeadamente no mercado dos equipamentos e dos edifícios[6]. Contudo, recentes estimativas da Comissão sugerem que a UE irá apenas atingir apenas metade do objectivo de 20%[7]. A UE tem de actuar imediatamente para se colocar na boa via que lhe permita atingir o seu objectivo. Em resposta ao apelo do Conselho Europeu, de 4 de Fevereiro de 2011, no sentido da adopção de «uma acção determinada a fim de explorar o considerável potencial em termos de uma maior poupança de energia nos edifícios, nos transportes, nos produtos e nos processos»[8], a Comissão elaborou este novo e abrangente Plano de Eficiência Energética.

O plano será prosseguido de forma coerente com outras acções políticas desenvolvidas no âmbito da iniciativa emblemática «Uma Europa eficiente em termos de recursos» da Estratégia «Europa 2020»[9], como o roteiro da UE para uma economia hipocarbónica até 2050[10], a fim de assegurar a coerência entre políticas, avaliar as soluções de compromisso entre domínios políticos e beneficiar das potenciais sinergias. As medidas de eficiência energética serão implementadas no quadro do objectivo mais amplo da UE de eficiência dos recursos, que abrange a utilização eficiente de todos os recursos naturais e assegura elevados níveis de protecção ambiental.(...)

Fonte: Comissão Europeia

Eficiência energética é uma realidade para muitos portugueses


:: Energyprofiler ::

.:: Eficiência energética é uma realidade para muitos portugueses ::.

Inquérito levado a cabo pela Energyprofiler revela que a maioria dos portugueses têm um conhecimento conhecimento “médio-alto” sobre o uso eficiente de energia e uma atitude “muito positiva” face à conservação de energia.

O questionário nacional teve o apoio da ADENE e foi efectuado a mais de 1000 agregados familiares, a partir de Janeiro de 2010.

A larga maioria dos portugueses, 87%, afirmam que as “razões económicas” é aquilo que os leva a poupar no uso de energia, contudo, 57% destacam também “razões ambientais.” Metade dos inquiridos acreditam que já fazem tudo o que podem para poupar energia.

No inquérito conclui-se que a maioria conhece as várias formas de poupar energia. “62% indicou que habitualmente ‘desliga as luzes quando não está ninguém’. Outros comportamentos referidos são ‘desligar equipamentos sem ser em stand by’ (44%) e ‘uso de lâmpadas eficientes’ (34%)”, é referido no estudo.

No que toca a grupos, neste estudo é revelado que o público-alvo com maior necessidade de ultrapassar as barreiras à poupança energética são os homens jovens até 25 anos e são, também, aqueles que demonstram estar menos sensibilizados em relação à poupança energética. As mulheres de todas as regiões estão mais sensíveis a esta questão.

A comunicação social (50%) e a internet (31%) são identificadas como as principais fontes de informação pelos inquiridos.

Link: Estudo - Energyprofiler

Fonte: Indústria e Ambiente

Intersolar Europe 2011: European Brokerage Event in Solar Technologies


:: Intersolar Europe 2011: European Brokerage Event in Solar Technologies ::

.:: 9 de Junho de 2011, Munique, Alemanha ::.
.:: Energia Fotovoltaica e Energia Solar Térmica ::.

Fonte: InterSolar


O Bayern Innovativ, parceiro da Agência de Inovação no âmbito da rede Enterprise Europe Network, organiza, pela primeira vez um brokerage europeu sobre tecnologia solar, com o objectivo de apoiar a transferência de tecnologia e acordos de cooperação e investigação.

O evento ocorrerá dia 09 de Junho durante a INTERSOLAR EUROPA 2011, a maior feira dedicada à indústria solar, e destina-se a facilitar a cooperação tecnológica e de negócio e a promover parcerias para projectos europeus de investigação.

Para além de empresas, universidades e centros de investigação, estão convidados a participar institutos e outras iniciativas que ofereçam ou procurem financiamento.

Foco temático do Brokerage Event:
  • Energia fotovoltaica
  • Energia solar térmica

Registo e Submissão de perfis até 20 de Maio 2011

Condições de participação:

150 Euros + IVA para empresas (130? sem bilhete de entrada na feira)
80 Euros + IVA para universidades

A participação inclui :
  • entrada para a feira Intersolar no dia 9-Jun-2011
  • livre trânsito transportes públicos

Contacto:
Agência de Inovação

Carina Araújo (caraujo@adi.pt)
Ana Fernandes (amfernandes@adi.pt)

Tlf: +351 22 616 78 20

Link: European Brokerage Event on Solar Technologies

Fonte: ADI

Genera 2011 Brokerage Event


:: Genera 2011 Brokerage Event ::

.:: 11 e 12 de Maio de 2011, Madrid, Espanha ::.
.:: Transferência de Tecnologia nos Sectores de Energia e Ambiente ::.

Fonte: Genera 2011


A Agência de Inovação, no âmbito da rede Enterprise Europe Network, promove o Dia de Transferência de Tecnologia na GENERA - Feira Internacional de Energia e Ambiente, que decorre entre 11 e 12 de Maio de 2011 em Madrid, Espanha e apresenta uma exposição completa e transversal ao sector da energia.

O evento de brokerage organizado pela MadrI+D pretende promover acordos tecnológicos e de negócio entre empresas, investigadores e universidades de toda a Europa nas áreas de energia e ambiente, com especial enfoque em:
  • Energia Solar;
  • Cogeração (CHP);
  • Biomassa;
  • Energia eólica;
  • Energia hidráulica;
  • Resíduos;
  • Hidrogénio e células de combustível;
  • Carvão, gás, petróleo, outras energias.

Registo e Submissão de perfis até 20 de Abril 2011

A participação no evento de brokerage é gratuita.

Link: GENERA 2011 - Energy and Environment International Trade Fair


Sessão de informação sobre o 7º Programa Quadro (7º PQ) de I&DT


:: Sessão de informação sobre o 7º Programa Quadro (7º PQ) de I&DT ::

.:: Energia e Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção ::.


Fonte: CCDR-N


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e o Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT (GPPQ) promovem, em conjunto, no próximo dia 19 de Abril, pelas 14h00, no Auditório da CCDR-N (Porto), uma sessão de informação sobre o 7º Programa Quadro (7º PQ).

Esta sessão, cujo programa segue em baixo, tem como principal objectivo divulgar junto das entidades que compõem o sistema científico, tecnológico e empresarial da Região do Norte, as oportunidades de financiamento no âmbito dos temas Energia e NMP (Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção), com particular ênfase nos concursos que irão abrir em 2011 para projectos de investigação e demonstração em consórcio internacional (envolvendo empresas, universidades, centros de investigação, etc.).

O orçamento dos concursos no âmbito destes dois temas perfaz perto de 800 milhões de Euros, constituindo assim esta sessão uma importante oportunidade para dinamizar e promover a participação de entidades da Região do Norte no 7º PQ, um dos principais instrumentos de financiamento potencialmente úteis para a concretização dos objectivos da Agenda Regional de Inovação do Norte de Portugal.

PROGRAMA

14h00 | Recepção e registo dos participantes

14h30 | Sessão de Abertura
Ana Teresa Lehmann, Vice-Presidente da CCDR-N

14h45 | Apresentação do 7ºPQ e do GPPQ
Eduardo Maldonado, Coordenador dos Pontos de Contacto Nacionais, GPPQ

15h00 | Oportunidades de financiamento no âmbito do Tema NMP (Nanociências, Nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de Produção)
Paula Galvão, Ponto de Contacto Nacional – NMP, GPPQ

15h20 | Oportunidades de financiamento no âmbito do Tema da Energia
Amélia Areias, Ponto de Contacto Nacional - Energia, GPPQ

15h40 | Boas Práticas na Elaboração de Propostas ao 7ºPQ de I&DT
Paula Galvão, Ponto de Contacto Nacional – NMP, GPPQ
Luís Carneiro, Coordenador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção, INESC Porto

16h20 | Perguntas e Respostas

17h00 | Conclusões e encerramento da sessão
Eduardo Maldonado, Coordenador dos Pontos de Contacto Nacionais, GPPQ


INSCRIÇÕES

Inscrição até 18 de Abril (17h00), obrigatória, gratuita e sujeita a confirmação de disponibilidade.
O número de participantes por entidade poderá ser limitado em função do volume de pedidos de inscrição recebidos.

Link: http://www.ccdr-n.pt/7pq/