julho 02, 2010

Perspectivas em Tecnologias Energéticas - ETP (Energy Technology Perspectives) 2010

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) publicou nesta semana o estudo "Perspectivas em Tecnologias Energéticas 2010" (ETP 2010), que aponta alternativas consideradas viáveis para reduzir as emissões de carbono mundiais da área de energia. O documento alerta para a necessidade de uma "revolução tecnológica" que ajude a combater o aquecimento global.

As perspectivas em tecnologias energéticas - Energy Technology Perspectives 2010 (ETP 2010) demonstram que um futuro com baixas emissões de carbono constitui também um poderoso instrumento para promover a segurança energética e o desenvolvimento económico.

O ETP 2010 examina as opções futuras em matéria de combustíveis e tecnologias disponíveis para a produção de energia eléctrica e em sectores chave da indústria, como a construção e os transportes. Pela primeira vez, esta edição inclui uma análise da Europa da OCDE, dos Estados Unidos da América, da China e da Índia, que representam conjuntamente cerca de 56% da procura actual de energia primária. Em seguida, define as mudanças tecnológicas necessárias para um futuro energético sustentável e fornece uma série de roteiros tecnológicos para avaliar o caminho percorrido. Outros elementos inovadores desta edição do ETP 2010 são os capítulos sobre o financiamento, a mudança de comportamentos, a difusão de tecnologias entre as economias desenvolvidas e as economias emergentes, bem como uma discussão sobre os impactos ambientais de certas tecnologias energéticas importantes.

Esta publicação demonstra que será necessário todo um leque de tecnologias existentes e inovadoras para vencer esses desafios e simultaneamente destaca as áreas de acção prioritárias e os mecanismos que podem contribuir para operar essa transição. Esta abordagem destina-se a ajudar os decisores de todas as áreas a identificarem as combinações de tecnologias e políticas mais eficientes nas suas situações específicas. Ao integrar roteiros detalhados para facilitar a implementação das tecnologias, o estudo ETP 2010 pretende desta forma promover dois aspectos da revolução energética: a necessidade de mudar o ritmo de progresso e o maior empenho de todos os países, sectores e agentes.

:: Perspectivas em Tecnologias Energéticas - ETP 2010 ::



Fonte: IEA - Internationl Energy Agency

Sem comentários:

Enviar um comentário